Topo

De turbulência política na Europa ao temor com EUA: o cenário externo que se desenha para 2019

SÃO PAULO - Se 2018 começou com um clima positivo nos mercados externos, em especial nos Estados Unidos, o ano terminou com o cenário praticamente oposto e investidores tensos sobre o futuro da economia mundial. E, ainda que as principais bolsas internacionais tenham subido no começo de janeiro, as perspectivas econômicas para 2019 não são das melhores. 

O medo de uma recessão na maior economia do mundo, junto com os riscos da guerra comercial entre Estados Unidos e China, além da crise enfrentada por Itália e França deixam o cenário para este ano segue bastante nebuloso.

O grande temor é a situação da economia americana. Muitos analistas acreditam que o ciclo de crescimento em alta está perto do fim, depois de oito anos de expansão. E alguns acreditam que o país pode entrar em recessão. Em 2018, o rendimento dos títulos do Tesouro de prazo mais curto superou os de prazo mais longo, o que costuma indicar que pode haver recessão.

Diante dessa perspectiva, começa a mudar também a visão dos investidores e analistas sobre as decisões do Federal Reserve, o banco central americano, gerando insegurança sobre o que irá acontecer.

Tags:

FENECON - Federação Nacional dos Economistas  
Rua Marechal Deodoro, nº 503, sala 505 - Curitiba - PR  |  Cep : 80.020-320
Telefone: (41) 3014 6031 e (41) 3019- 5539 | atendimento: de 13 às 18 horas | trevisan07@gmail.com e sindecon.pr@sindecon-pr.com.br