Topo

Bovespa avança após presidente do Fed sinalizar alta gradual dos juros

O principal índice acionário da B3 subiu nesta terça-feira (17) após sinalização do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EstadosUnidos), Jerome Powell, de alta gradual dos juros norte-americanos.

O Ibovespa subiu 1,93%, a 78.130 pontos. Veja outras cotações. Na mínima do dia, o índice foi a 76.481 pontos e, na máxima, alcançou 78.552 pontos. É o maior patamar de fechamento desde 4 de junho (78.596 pontos).

Em depoimento preparado para um comitê do Senado dos EUA, Powell disse que neste momento a autoridade monetária dos EUA acredita que o melhor caminho é manter aumentos graduais nos juros.

Juros elevados têm potencial de atrair para a maior economia do mundo recursos aplicados hoje em outras praças financeiras, como a brasileira.

"O destaque ficou por conta da fala do presidente do Fed", avaliou o analista Régis Chinchila, da Terra Investimentos, segundo a Reuters.

"A análise é de que a economia norte-americana está vivendo um período de crescimento sustentado, apesar do risco crescente do lado comercial com nações aliadas e rivais. A sinalização de que a taxa-alvo de juros será elevada gradualmente 'por enquanto' é vista como sinal de que o ciclo de aperto monetário pode estar perto do fim", afirmou Chinchila para a agência.

No front doméstico, a agenda estava mais esvaziada, com os investidores aguardando os resultados das empresas de capital aberto do segundo trimestre, um dia antes de a Weg dar a largada na temporada de balanços na quarta-feira.

A ação da preferencial da Petrobras subiu 3,34% e a ordinária avançou 2,29%, tendo como pano de fundo o desempenho dos preços do petróleo no exterior e dados que mostraram nova queda de produção da companhia em junho.

O papel Itaú Unibanco avançou 1,88%, em sessão de alta no setor bancário. O maior banco privado do país anunciou o lançamento da adquirente de meios de pagamento Credicard Pop, que será focada em micronegócios e será isenta de mensalidade, com planos de atingir base de 100 mil a 150 mil clientes nos próximos meses.

Tags:

FENECON - Federação Nacional dos Economistas  
Rua Marechal Deodoro, nº 503, sala 505 - Curitiba - PR  |  Cep : 80.020-320
Telefone: (41) 3014 6031 e (41) 3019- 5539 | atendimento: de 13 às 18 horas | trevisan07@gmail.com e sindecon.pr@sindecon-pr.com.br