Topo

Companhias aéreas aguardam aprovação de MP para entrar no mercado brasileiro, diz ministro

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, informou nesta terça-feira (26) que pelo menos duas companhias aéreas estrangeiras aguardam a aprovação de uma medida provisória (MP) pelo Congresso para entrar no mercado brasileiro.

Tarcísio Freitas deu a informação ao participar de uma audiência pública no Senado. Ele não disse, contudo, quais são as empresas.

No ano passado, o então presidente Michel Temer editou uma medida provisória (MP) que liberou 100% de capital estrangeiro nas companhias aéreas brasileiras.

A empresa é considerada brasileira se tiver sede no Brasil e for subordinada à lei brasileira, mesmo que o capital seja estrangeiro.

"Tem duas [empresas aéreas] engatilhadas para entrar, mas ninguém vai entrar se não houver segurança jurídica e, para isso, tem que aprovar a MP", declarou o ministro. 

MP de Temer acaba com restrições ao capital estrangeiro nas aéreas

MP de Temer acaba com restrições ao capital estrangeiro nas aéreas

Por se tratar de medida provisória, a autorização assinada por Temer tem força de lei desde então, mas precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional para virar uma lei em definitivo.

Na opinião de Tarcísio Freitas, com a permissão para o capital estrangeiro nas companhias, haverá mais concorrência no mercado aéreo brasileiro, o que ajudará, segundo ele, a reduzir o preço das passagens aéreas.

Tags:

FENECON - Federação Nacional dos Economistas  
Rua Marechal Deodoro, nº 503, sala 505 - Curitiba - PR  |  Cep : 80.020-320
Telefone: (41) 3014 6031 e (41) 3019- 5539 | atendimento: de 13 às 18 horas | trevisan07@gmail.com e sindecon.pr@sindecon-pr.com.br