Topo

Economia dos EUA pode crescer por "um bom tempo", diz presidente do Fed

O Federal Reserve (Fed, banco central dos Estados Unidos) pode elevar as taxas de juros acima do nível estimado como "neutro" enquanto a economia dos EUA continua a crescer de forma positiva, disse o presidente do Fed, Jerome Powell, nesta quarta-feira (3).

A expansão econômica atual "pode continuar por um bom tempo", disse Powell no Atlantic Festival.

 Presidente do Fed, Jerome Powell — Foto: Aaron P. Bernstein/Reuters

Presidente do Fed, Jerome Powell — Foto: Aaron P. Bernstein/Reuters

"Se nós virmos as coisas ficando mais e mais fortes, com a inflação subindo, então poderíamos nos mover mais rapidamente. Se virmos a economia enfraquecendo, ou a inflação caindo, nós podemos mexer um pouco mais devagar [nos juros]", acrescentou ele.

No segundo trimestre, o crescimento econômico dos EUA acelerou para o ritmo mais rápido em quase quatro anos, assim como estimado anteriormente, colocando a economia no caminho para atingir a meta de 3% de crescimento anual do governo do presidente Donald Trump.

O Produto Interno Bruto (PIB) aumentou a uma taxa anualizada de 4,2%, informou o Departamento de Comércio em sua terceira estimativa de crescimento do PIB para o trimestre de abril a junho. Esse foi o ritmo mais rápido desde o terceiro trimestre de 2014 e inalterado em relação à estimativa divulgada em agosto.

Tags:

FENECON - Federação Nacional dos Economistas  
Rua Marechal Deodoro, nº 503, sala 505 - Curitiba - PR  |  Cep : 80.020-320
Telefone: (41) 3014 6031 e (41) 3019- 5539 | atendimento: de 13 às 18 horas | trevisan07@gmail.com e sindecon.pr@sindecon-pr.com.br