Topo

Fed eleva juros dos EUA e sinaliza fim de política monetária "expansionista"

WASHINGTON (Reuters) - O Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, elevou a taxa de juros nesta quarta-feira, como esperado, e deixou sua perspectiva de política monetária para os próximos anos praticamente inalteradas em meio ao crescimento econômico estável e a um mercado de trabalho forte no país. 

Chairman do Fed, Jerome Powell, se prepara para testemunhar em comitê do Senado dos EUA 17/07/2018. REUTERS/James Lawler Duggan

Em um comunicado que marcou o fim da era de política monetária “expansionista”, as autoridades do Fed elevaram os juros básicos em 0,25 ponto percentual, para um intervalo de 2,00 a 2,25 por cento.

O Fed ainda prevê outro aumento de juros em dezembro, mais três no ano que vem e um aumento em 2020.

Isso colocaria os juros do Fed em 3,4 por cento, cerca de 0,5 ponto percentual acima da taxa de juros “neutra” estimada, na qual os juros não estimulam nem restringem a economia. 

A projeção é de que essa postura de política monetária de maior rigidez permaneça até 2021.

Mas o Fed vê a economia norte-americana crescendo a um ritmo mais rápido do que o esperado de 3,1 por cento este ano e continuando a expandir moderadamente por pelo menos mais três anos, em meio ao desemprego baixo e inflação estável perto da meta de 2 por cento do banco central dos EUA.

“O mercado de trabalho continuou a se fortalecer ... a atividade econômica vem subindo a um ritmo forte”, disse o Fed em comunicado que removeu sua antiga referência ao fato de que a política monetária permanecia “expansionista”.

O Fed não inseriu nenhuma linguagem substituta para a frase, que foi algo básico em sua orientação para os mercados financeiros e a população norte-americana durante grande parte da última década. A redação se tornou menos e menos precisa desde que o banco central começou a aumentar os juros no final de 2015 de um nível próximo de zero, e sua remoção significa que o Fed agora considera juros quase neutros.

O aumento desta quarta-feira foi o terceiro em 2018 e o sétimo nos últimos oito trimestres. Antes do comunicado desta quarta-feira, os operadores colocavam a chance de um aumento dos juros em 95 por cento, de acordo com o CME Group.

Tags:

FENECON - Federação Nacional dos Economistas  
Rua Marechal Deodoro, nº 503, sala 505 - Curitiba - PR  |  Cep : 80.020-320
Telefone: (41) 3014 6031 e (41) 3019- 5539 | atendimento: de 13 às 18 horas | trevisan07@gmail.com e sindecon.pr@sindecon-pr.com.br