Topo

Bolsonaro lidera com 22%, seguido por Marina e Ciro com 12%, diz Ibope

SÃO PAULO (Reuters) - O candidato do PSL à Presidência, deputado Jair Bolsonaro, lidera a disputa pelo Palácio do Planalto com 22 por cento das intenções de voto, ante 20 por cento na pesquisa anterior, mostrou pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira pela TV Globo.

 

Como a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi barrada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com base na Lei da Ficha Limpa, o Ibope informou que não pesquisou cenário em que o ex-presidente aparece como candidato.

Segundo o levantamento, Marina Silva (Rede) manteve os 12 por cento da sondagem anterior, agora numericamente empatada com Ciro Gomes (PDT), que também registrou 12 por cento, ante os 9 por cento divulgados no dia 20 de agosto.

O presidenciável do PSDB, Geraldo Alckmin, passou para 9 por cento, ante 7 por cento na pesquisa anterior. O atual candidato a vice-presidente pelo PT, Fernando Haddad, passou a 6 por cento, ante 4 por cento.

A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais.

Aparecem a seguir o senador Alvaro Dias (Podemos), com 3 por cento (ante 3 por cento), João Amoêdo (Novo), também com 3 por cento (ante 1 por cento) e Henrique Meirelles (MDB), com 2 por cento (ante 1 por cento). 

Os votos em branco e nulos somaram 21 por cento e 7 por cento não responderam ou disseram não saber em quem votar, ante 29 e 9 por cento, respectivamente.

Nas simulações de segundo turno mostradas pela pesquisa, Bolsonaro perde para Ciro (44 a 33 por cento), Marina (43 a 33 por cento) e Alckmin (41 a 32 por cento) e tem empate técnico, com vantagem numérica, contra Haddad (37 a 36 por cento).

O levantamento também apresentou os índices de rejeição, quando o eleitor afirma EM quais candidatos não votaria de jeito nenhum. O Ibope esclareceu que ao responder a pergunta o entrevistado podia escolher mais de um nome.

Bolsonaro lidera com 44 por cento, seguido por Marina (26 por cento), Haddad (23 por cento), Alckmin (22 por cento), Ciro (20 por cento) e Meirelles (14 por cento). Alvaro Dias tem 13 por cento de rejeição e Amoêdo, 12 por cento.

A pesquisa estava prevista para ser divulgada na véspera, mas como o Ibope deixou de aplicar o questionário do cenário que tinha Lula como candidato preferiu consultar o TSE sobre a divulgação dos dados.

Em nota nesta quarta-feira, o instituto informou que o TSE afirmou que não poderia responder a esse tipo de questionamento no período eleitoral.

“Diante disso, e convicto de que agiu de boa fé e dentro da lei, e, ainda, no intuito de não privar o eleitor de informações relevantes sobre a situação atual das intenções de voto na eleição presidencial, o Ibope Inteligência, decidiu liberar os resultados da pesquisa para divulgação, decisão que contou com o apoio dos contratantes TV Globo e O Estado de S. Paulo.”

 

O Ibope ouviu 2.002 pessoas entre os dias 1 e 3 de setembro.

Por Alexandre Caverni

Tags:

FENECON - Federação Nacional dos Economistas  
Rua Marechal Deodoro, nº 503, sala 505 - Curitiba - PR  |  Cep : 80.020-320
Telefone: (41) 3014 6031 e (41) 3019- 5539 | atendimento: de 13 às 18 horas | trevisan07@gmail.com e sindecon.pr@sindecon-pr.com.br