Topo

UE diz que condições para acordo comercial com Mercosul não foram atendidas

(Getty Images Plus)

Estrasburgo (Reuters) – As condições que permitiriam à União Europeia concluir um acordo comercial com o Mercosul não foram atendidas, disse o vice-presidente executivo da Comissão Europeia, Maros Sefcovic, nesta quarta-feira (7).

“A avaliação da Comissão é que as condições para a conclusão do acordo com o Mercosul não foram atendidas”, disse Sefcovic ao Parlamento Europeu.

O planejado acordo de livre comércio passou por uma análise política minuciosa nas últimas semanas, em meio a protestos em vários países europeus de agricultores que dizem estar sendo prejudicados por importações baratas de países que não respeitam os altos padrões ambientais do continente.

 

O acordo entre o Mercosul e a União Europeia estabelece uma série de medidas para facilitar o comércio entre os dois blocos, como a eliminação do Imposto de Importação será eliminado para mais de 90% dos bens comercializados entre os países dos dois blocos, após um período de transição.

Embora não seja um tratado de livre comércio, ele prevê regras que devem tornar mais dinâmico o diálogo político e institucional entre as duas partes.

Tags:

FENECON - Federação Nacional dos Economistas  
Rua Marechal Deodoro, nº 503, sala 505 - Curitiba - PR  |  Cep : 80.020-320
Telefone: (41) 3014 6031 e (41) 3019- 5539 | atendimento: de 13 às 18 horas | trevisan07@gmail.com e sindecon.pr@sindecon-pr.com.br