Topo

Volkswagen investe em baterias e matérias-primas na corrida por elétricos acessíveis

(Reuters) – A Volkswagen planeja investir 180 bilhões de euros em cinco anos em áreas como produção de baterias e fornecimento de matérias-primas em uma tentativa de cortar custos de veículos elétricos e proteger sua participação de mercado, informou a empresa nesta terça-feira.

Mais de dois terços do orçamento de investimento de cinco anos da empresa anunciado nesta terça-feira estão alocados para eletrificação e digitalização, incluindo até 15 bilhões de euros para baterias e matérias-primas.

Com os mercados em turbulência devido ao colapso do Silicon Valley Bank, o diretor financeiro Arno Antlitz disse a analistas, no entanto, que a empresa poderá adiar alguns investimentos em baterias se o mercado não crescer conforme o esperado.

A montadora ainda pretende apresentar um veículo elétrico acessível — custando cerca de 25 mil euros a preços atuais — ao mercado até 2025, produzido em uma versão de segunda geração de sua plataforma MEB totalmente elétrica.

Antlitz disse acreditar que a empresa já fechou acordos suficientes de fornecimento de matéria-prima e expandido a produção de baterias para reduzir os custos, 40% dos quais decorrem do setor das baterias.

 

 

“Esperamos atingir 20% de eletromobilidade em novas vendas a partir de 2025 e já estamos investindo dois terços nessa área”, disse Antlitz. “Por outro lado, precisamos manter os motores de combustão competitivos… isso é um fardo duplo.”

A montadora disse que está finalizando um software de alto desempenho para suas marcas premium e de luxo, que poderá ser aplicado em médio prazo em toda a empresa, em uma tentativa de melhorar as operações em sua unidade de software Cariad.

A unidade criada pelo ex-presidente-executivo Herbert Diess estourou o orçamento e ficou para trás em suas metas, sofrendo um prejuízo operacional de 2,1 bilhões de euros em 2022 e uma receita de 800 milhões de euros, de acordo com o relatório anual da montadora divulgado na terça-feira.

As ações da Volkswagen caíram 2,6% nesta terça-feira, com analistas da Jefferies descrevendo os resultados finais detalhados do quarto trimestre como “fracos”.

A Volkswagen atendeu às expectativas dos analistas em 2022 em relação às receitas, mas ficou abaixo da estimativa consensual de Ebitda em 3%.

A montadora divulgou neste mês uma perspectiva otimista para o próximo ano que fez as ações dispararem, prevendo um aumento de 10% a 15% na receita com entregas 14% maiores.

Tags:

FENECON - Federação Nacional dos Economistas  
Rua Marechal Deodoro, nº 503, sala 505 - Curitiba - PR  |  Cep : 80.020-320
Telefone: (41) 3014 6031 e (41) 3019- 5539 | atendimento: de 13 às 18 horas | trevisan07@gmail.com e sindecon.pr@sindecon-pr.com.br