Topo

Em Pequim, senadora diz que EUA estão acordando para abusos chineses

PEQUIM (Reuters) - A política dos Estados Unidos em relação à China foi mal direcionada por décadas e os parlamentares agora estão reequilibrando os laços, disse a senadora Elizabeth Warren a repórteres durante uma visita a Pequim, em meio a crescentes tensões comerciais entre as duas maiores economias do mundo.

A democrata de Massachusetts e adversária de Trump, apontada como potencial candidata à presidência em 2020 apesar de rejeitar tal especulação, disse que a política comercial dos EUA precisa ser repensada e que ela não tem medo de tarifação.

Depois de presumir erroneamente por anos que o engajamento econômico levaria a uma China mais aberta, o governo dos EUA está acordando para as demandas chinesas para que as empresas americanas desistam de seu know-how em troca do acesso a seu mercado, disse Warren. 

“Toda a política foi mal direcionada. Dissemos a nós mesmos uma história feliz que nunca se ajusta aos fatos”, disse Warren a repórteres no sábado, durante uma visita de três dias à China, que começou na sexta-feira. 

“Agora, os parlamentares dos EUA começam a procurar de forma mais agressiva pressionar a China a abrir os mercados sem exigir um preço refém do acesso à tecnologia dos EUA”, disse ela.

Por Michael Martina

Tags:

FENECON - Federação Nacional dos Economistas  
Rua Marechal Deodoro, nº 503, sala 505 - Curitiba - PR  |  Cep : 80.020-320
Telefone: (41) 3014 6031 e (41) 3019- 5539 | atendimento: de 13 às 18 horas | trevisan07@gmail.com e sindecon.pr@sindecon-pr.com.br