Topo

Balança comercial brasileira tem déficit de US$1,125 bi em janeiro, diz ministério

BRASÍLIA (Reuters) - A balança comercial brasileira registrou déficit de 1,125 bilhão de dólares em janeiro, informou o Ministério da Economia nesta segunda-feira.

O déficit veio abaixo do estimado em pesquisa da Reuters com economistas, que apontava para saldo negativo de 2 bilhões de dólares para o mês, e também foi inferior ao déficit de janeiro de 2020, de 1,684 bilhão de dólares.

No acumulado do mês, as exportações somaram 14,808 bilhões de dólares, com alta de 12,4% pela média diária sobre janeiro do ano passado, enquanto as importações foram de 15,933 bilhões de dólares, aumento de 8,3%.

O desempenho das importações, que teve a maior média diária para o mês desde 2015, de 797 milhões de dólares, foi puxado por um incremento das compras de produtos básicos.

No período, as importações de produtos agrícolas cresceram 22,3%, com destaque para a importação de soja, com crescimento de 487,26% em comparação ao ano passado, e de trigo e centeio não moídos (+35,1%).

Em coletiva de imprensa virtual, o subsecretário de Inteligência e Estatística de Comércio Exterior, Herlon Brandão, disse haver momentos no qual o país costuma importar soja de economias vizinhas, mas não detalhou a procedência do produto neste mês específico.

“É comum, você tem o mercado consumidor ali, produtor de carnes próximo à fronteira com o Paraguai. Não tem tarifa, é origem Mercosul, então isso acontece. Muitas vezes o produtor brasileiro está comprometido com contratos de fornecimento, e o demandante nacional compra de quem tem capacidade de oferta no momento.”

Já na indústria extrativa, com crescimento de 7,6% das importações, o destaque foi para a importação de minério de ferro e seus concentrados (+146.403,4%), que Brandão caracterizou como uma operação “muito peculiar”.

“O Brasil não é importador de minério de ferro, o Brasil é exportador. (...) Me parece que possa ser alguma devolução de mercadoria, disse.

Na indústria de transformação, que responde pela maior fatia das importações (92,3% em janeiro), a alta foi de 6,5% em relação ao mesmo período do ano passado.

EXPORTAÇÕES

No mês passado, as exportações do setor de agropecuária recuaram 2,6% em comparação a janeiro de 2020 pela média diária, enquanto as da indústria extrativa apresentaram variação positiva de 35,3%.

As exportações de minério de ferro e seus concentrados cresceram 73,6%, desempenho que o subsecretário atribuiu à valorização dos preços (+45%), bem como ao aumento do volume exportado (+19,6%), em uma conjuntura de oferta limitada por parte dos principais produtores mundiais, como Brasil e Austrália.

“Estímulos econômicos incentivarem o consumo de aço, que por sua vez incentiva o consumo de minério de ferro”, disse Brandão.

Já a indústria de transformação, as importações cresceram 6%.

Por Gabriel Ponte

Tags:

FENECON - Federação Nacional dos Economistas  
Rua Marechal Deodoro, nº 503, sala 505 - Curitiba - PR  |  Cep : 80.020-320
Telefone: (41) 3014 6031 e (41) 3019- 5539 | atendimento: de 13 às 18 horas | trevisan07@gmail.com e sindecon.pr@sindecon-pr.com.br