Topo

Câmbio é flutuante e BC intervém em caso de falta de liquidez, movimento exagerado, diz Campos Neto

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, frisou nesta terça-feira que o câmbio no país é flutuante, mas que a autoridade monetária pode fazer intervenções em caso de problemas de liquidez ou se for identificado movimento “exagerado” no mercado.

Em reunião com a bancada do Democratas na Câmara dos Deputados, aberta à imprensa, Campos Neto também destacou que a desvalorização recente do real não veio acompanhada de uma deterioração em medidas de risco nem de uma piora na percepção sobre a inflação.

Segundo o presidente do BC, a taxa de câmbio se desvalorizou com a queda das commodities. “Por isso que não tem uma expectativa de inflação (maior)”, afirmou Campos Neto.

“Nós estamos tranquilos. Obviamente, sempre que identificarmos um movimento de falta de liquidez, um movimento exagerado ou que Brasil está se descolando dos seus pares ou que começou a influenciar a expectativa de inflação, aí o Banco Central pode fazer uma intervenção” como a feita recentemente, disse.

O BC vendeu um total de 2 bilhões de dólares em contratos de swap cambial tradicional em ofertas líquidas desses ativos realizadas entre quinta e sexta-feira da semana passada.

Tags:

FENECON - Federação Nacional dos Economistas  
Rua Marechal Deodoro, nº 503, sala 505 - Curitiba - PR  |  Cep : 80.020-320
Telefone: (41) 3014 6031 e (41) 3019- 5539 | atendimento: de 13 às 18 horas | trevisan07@gmail.com e sindecon.pr@sindecon-pr.com.br