Topo

FMI se encontra com ministro do Tesouro e presidente do BC argentinos

BUENOS AIRES (Reuters) - Autoridades financeiras argentinas se encontraram no sábado com uma equipe do Fundo Monetário Internacional (FMI), disse o Ministério do Tesouro, enquanto dezenas de milhares de partidários do presidente do país, Mauricio Macri, juntaram-se do lado do palácio presidencial com bandeiras e cantos.

    Autoridades do FMI se reuniram com o ministro do Tesouro, Hernán Lacunza, que foi recentemente empossado, e com o presidente do Banco Central, Guido Sandleris, de acordo com comunicado do Ministério do Tesouro.

    Não há detalhes sobre o conteúdo das conversas. A equipe do FMI disse na sexta-feira que planejava “trocar impressões” com os conselheiros econômicos dos principais candidatos à eleição presidencial de outubro: Macri, que tenta a reeleição, e o opositor Alberto Fernández.

    Macri foi duramente derrotado por Fernández nas eleições primárias de 11 de agosto. Um peronista de centro-esquerda, Fernández criticou um acordo de 57 bilhões de dólares feito entre Macri e o FMI em 2018, prometendo “retrabalhar” o pacto caso seja eleito.

    O imenso apoio obtido por Fernández nas primárias fez o peso se desvalorizar em quase 18% na semana passada, em meio a temores do retorno das políticas econômicas intervencionistas da ex-presidente Cristina Kirchner, que concorre a vice na chapa de Fernández.

Tags:

FENECON - Federação Nacional dos Economistas  
Rua Marechal Deodoro, nº 503, sala 505 - Curitiba - PR  |  Cep : 80.020-320
Telefone: (41) 3014 6031 e (41) 3019- 5539 | atendimento: de 13 às 18 horas | trevisan07@gmail.com e sindecon.pr@sindecon-pr.com.br