Topo

Ampla guerra comercial empurrará economia global para recessão, diz Morgan Stanley

LONDRES (Reuters) - O colapso das negociações comerciais entre EUA e China e o aumento das tarifas sobre produtos chineses levariam a economia mundial à recessão e o Federal Reserve (Fed, banco central norte-americano) a cortar juros dentro de um ano, disseram analistas do Morgan Stanley nesta segunda-feira.

Uma escalada temporária das tensões comerciais pode não causar tantos danos, mas um colapso duradouro ditaria severas perdas. 

“Se as negociações travarem, nenhum acordo for acertado e os EUA impuserem tarifas de 25% sobre as importações restantes da China, de 300 bilhões de dólares, veremos a economia global caminhando para a recessão”, disseram analistas do banco em nota.

Em resposta, o Fed cortaria as taxas até zero na primavera de 2020 (no Hemisfério Norte), enquanto a China aumentaria seu estímulo fiscal para 3,5% do Produto Interno Bruto (PIB) —equivalente a cerca de 500 bilhões de dólares— e sua ampla meta de crescimento de crédito para 14%-15% ao ano, acrescentaram os profissionais. 

“Mas uma resposta política reativa e os atrasos habituais de transmissão de políticas significariam que talvez não pudéssemos evitar o aperto das condições financeiras e uma recessão global total.”

Uma recessão global é definida como crescimento abaixo de 2,5% ao ano.

Tags:

FENECON - Federação Nacional dos Economistas  
Rua Marechal Deodoro, nº 503, sala 505 - Curitiba - PR  |  Cep : 80.020-320
Telefone: (41) 3014 6031 e (41) 3019- 5539 | atendimento: de 13 às 18 horas | trevisan07@gmail.com e sindecon.pr@sindecon-pr.com.br