Topo

BC prevê início do open banking no Brasil no 2º semestre de 2020

SÃO PAULO (Reuters) - O Banco Central anunciou nesta quarta-feira que deu partida no processo de implementação no país do chamado open banking, sistema que dá aos clientes de instituições financeiras o poder sobre acesso aos seus dados cadastrais e de transações, como meio de terem acesso a serviços mais baratos e melhores.

“A iniciativa tem como objetivo aumentar a eficiência no mercado de crédito e de pagamentos no Brasil, mediante a promoção de ambiente de negócio mais inclusivo e competitivo, preservando a segurança do sistema financeiro e a proteção dos consumidores”, afirmou o BC em comunicado.

O sistema, que já existe em partes da Europa, no Brasil deve abranger bancos e instituições de pagamento entre outros, contemplando produtos e serviços financeiros, dados cadastrais e transacionais dos clientes, além de serviços de pagamento. O compartilhamento de dados depende de aval prévio do cliente.

 

O BC afirmou que deve publicar atos normativos para o tema no segundo semestre deste ano, tratando de temas como abrangência, responsabilidades e requisitos mínimos para operação do modelo, além do cronograma de implementação.

Parte do funcionamento do sistema, porém, ficará por conta da autorregulação, que ficará a cargo dos próprios participantes do mercado, principalmente no que envolve padronização tecnológica e operacional.

“A expectativa é de que o modelo de open banking (...) seja implementado a partir do segundo semestre de 2020”, afirmou o BC no comunicado.

Tags:

FENECON - Federação Nacional dos Economistas  
Rua Marechal Deodoro, nº 503, sala 505 - Curitiba - PR  |  Cep : 80.020-320
Telefone: (41) 3014 6031 e (41) 3019- 5539 | atendimento: de 13 às 18 horas | trevisan07@gmail.com e sindecon.pr@sindecon-pr.com.br