Topo

Chinesa Didi planeja lançar operações no Chile e no Peru para enfrentar Uber

SANTIAGO/BUENOS AIRES, (Reuters) - A gigante chinesa Didi Chuxing planeja enfrentar o rival Uber em alguns dos mercados que mais crescem na América Latina, recrutando gerentes no Chile, no Peru e na Colômbia, de acordo com anúncios de emprego e funcionários da empresa.

A Didi levou executivos seniores da China para liderar sua expansão em mercados como Chile e Peru e começou nas últimas semanas a anunciar vagas para gestão de crises, marketing e desenvolvimento de negócios nesses países, de acordo com uma análise de posts do LinkedIn.

A expansão da Didi, se bem sucedida, pode representar um desafio para o Uber na América Latina, uma das regiões em que a empresa mais cresce à medida que se prepara para abrir o capital.

As duas empresas já se enfrentam no Brasil, onde a Didi comprou em janeiro do ano passado a 99 e no México, onde a empresa chinesa atraiu motoristas com pagamentos mais altos e bônus pela adesão de outros motoristas e passageiros.

 

A Didi é líder do setor na China e tem apoio de investidores como o japonês Softbank. Em 2016, a Didi comprou as operações chinesas locais do Uber após uma batalha de dois anos na China.

A Didi está demitindo funcionários na China, onde tem enfrentado escrutínio regulatório e perdas financeiras significativas depois da morte de dois clientes, disseram fontes à Reuters.

O novo gerente de relações públicas do Chile, Felipe Contreras, ex-chefe de comunicações corporativas do Uber no Chile, disse que a Didi também contratou um alto executivo da companhia de telefonia móvel WOM para liderar seu envolvimento com o governo e as políticas públicas para suas operações.

 

Contreras confirmou os planos de lançamento e disse à Reuters que a meta da empresa era ser uma “líder de mercado” no Chile, onde o Uber, o espanhol Cabify e a grega Beat já transportam milhares de passageiros por dia.

A Didi ainda avalia quando lançar seu serviço local, disse ele. “Ainda estamos no estágio de planejamento e recrutamento”.

Tags:

FENECON - Federação Nacional dos Economistas  
Rua Marechal Deodoro, nº 503, sala 505 - Curitiba - PR  |  Cep : 80.020-320
Telefone: (41) 3014 6031 e (41) 3019- 5539 | atendimento: de 13 às 18 horas | trevisan07@gmail.com e sindecon.pr@sindecon-pr.com.br