Topo

27 DE MAIO - DIA DO PROFISSIONAL LIBERAL – TODOS JUNTOS PELA TRANSFORMAÇÃO DO BRASIL

Neste 27 de maio, Dia do Profissional Liberal, a Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNPL) fortalece o compromisso de luta em defesa dos mais de 15 milhões de trabalhadores em todo o país. Muito além da busca pela valorização profissional, a CNPL assumiu a responsabilidade diária pela igualdade de direitos e transformação social junto aos trabalhadores de 55 categorias de profissionais liberais que contribuem para o desenvolvimento do Brasil, por meio da geração de emprego e renda. 

Nesta data, a CNPL parabeniza todos os profissionais liberais que colaboram para a transformação social do país. Esses profissionais desempenham iniciavas que vão desde a produção e consumo sustentáveis no ambiente de trabalho até lideranças nos movimentos sindicais em defesa da categoria. Todas essas iniciativas refletem a geração de profissionais liberais que adotaram o olhar social como ideologia de vida. Esses profissionais desempenham não somente seu papel na área técnica e mercadológica, mas sim exploram o terceiro setor e o empreendedorismo social, transformando vidas e reescrevendo a história de uma nação.

A CNPL desenvolve ações relacionadas à igualdade de gênero, crescimento econômico, investimento em educação, trabalho decente, industrialização, redução das desigualdades, cidades sustentáveis, entre outras iniciativas. Essa caminhada reflete a adoção dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), com foco no desenvolvimento social, político e sustentável da CNPL.

Esse protagonismo social assumido pelos profissionais liberais representa o avanço na trajetória histórica de luta que faz referência ao emblemático “27 de maio”. Nesta mesma data, em 1954, o então presidente da República, Getúlio Vargas, assinou o decreto lei nº 35.575, reconhecendo a CNPL para fins de estudo, coordenação, proteção, reivindicação e representação legal dos profissionais liberais, no sentido da solidariedade profissional e dos interesses nacionais.

A CNPL foi a terceira entidade, com o seu nível de representação, a ser fundada no Brasil, no dia 11 de fevereiro de 1953, ano em que o País estava proporcionando amplas bases para o sindicalismo e havia apenas duas confederações de trabalhadores: a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria – CNTI e a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio – CNTC.

Em mais de meio século de trabalho ininterrupto desenvolvido pelos profissionais liberais, a CNPL reitera que a busca pela dignidade nas relações de trabalho caminha na mesma direção do bem-estar da população. São lutas coletivas, que percorrem juntas o mesmo destino de responsabilidade social. Todos juntos pela transformação do Brasil. Parabéns, profissionais liberais!

Nesta data, a CNPL também se solidariza por todos os caminhoneiros que lutam por um Brasil melhor. 

Diretoria

Confederação Nacional das Profissões Liberais – CNPL

Tags:

FENECON - Federação Nacional dos Economistas  
Rua Marechal Deodoro, nº 503, sala 505 - Curitiba - PR  |  Cep : 80.020-320
Telefone: (41) 3014 6031 e (41) 3019- 5539 | atendimento: de 13 às 18 horas | trevisan07@gmail.com e sindecon.pr@sindecon-pr.com.br