Topo

Contribuição Sindical: CNPL reforça entendimento jurídico frente vigência da legislação trabalhista

A Confederação Nacional das Profissões Liberais – CNPL, reforça, por meio da sua Assessoria Jurídica e Sindical, o entendimento jurídico acerca da constitucionalidade e legalidade que as entidades sindicais possuem no âmbito da cobrança da contribuição sindical, frente à legislação trabalhista vigente.

O compromisso da CNPL vai ao encontro dos enunciados aprovados durante a 2ª Jornada de Direito Material e Processual do Trabalho, promovido pela Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho – Anamatra, em outubro do ano passado. Dos 125 enunciados aprovados (58 aglutinados e 67 individuais) sobre a interpretação e aplicação da Lei 13.467/2017 (reforma trabalhista), que alterou a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, os enunciados 8º e 12º, tratam, respectivamente, da constitucionalidade da legislação trabalhista e da natureza tributária da contribuição sindical.

Os ditames e normas consolidados recentemente por juízes, procuradores e auditores fiscais do Trabalho, além de advogados e outros operadores do Direito, reafirmam a defesa apresentada pela CNPL. A Assessoria Jurídica da Confederação afirma que é lícita a deliberação em assembleia geral dos trabalhadores, conforme as normas estatutárias de cada sindicato, em decidir sobre as formalidades quanto ao recolhimento da Contribuição Sindical, decisão que é soberana para todos da categoria, independente da filiação, tendo em vista que as conquistas do movimento sindical são coletivas à categoria.

Tags:

FENECON - Federação Nacional dos Economistas  
Rua Marechal Deodoro, nº 503, sala 505 - Curitiba - PR  |  Cep : 80.020-320
Telefone: (41) 3014 6031 e (41) 3019- 5539 | atendimento: de 13 às 18 horas | trevisan07@gmail.com e sindecon.pr@sindecon-pr.com.br