Topo

CNPL aprova Campanha “Voto Consciente – Votar para Mudar”

Em reunião de Diretoria, a Confederação Nacional das Profissões Liberais – CNPL, aprovou, nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, em Brasília/DF, a Campanha “Voto Consciente – Votar para Mudar”. O lançamento da Campanha acontece no dia 5 março e tem como objetivo fortalecer os direitos políticos da população, incentivar a participação dos eleitores no processo eleitoral 2018, ressaltar a importância do voto como ferramenta de transformação social do país e combater as notícias falsas (fake news) tradicionalmente veiculadas neste período. 

A Campanha foi inspirada nos versos inquietantes do ex-governador do Rio Grande do Sul, Alceu Collares, inscritos em 1977. A CNPL acredita que as palavras que ressaltam a paixão pela nação brasileira são oportunas frente ao retrocesso social instalado no Brasil. Muito além de conscientizar a população sobre a importância do voto, a campanha da CNPL pretende conscientizar os cidadãos sobre a autonomia que possuem para mudar os rumos do país: “O voto é tua única arma, põe teu voto na mão”.

A campanha é apartidária e respeita a diversidade ideológica garantida na democracia nacional. A Campanha pretende orientar a população para aprofundar o conhecimento sobre os candidatos escolhidos e destaca a importância de pesquisar o histórico de trabalho, as ações já realizadas, os projetos de lei encampados pelo candidato, entre outras atividades da trajetória política. Além do conhecimento prévio para o voto consciente, CNPL também afirma que é indispensável acompanhar e cobrar o trabalho dos candidatos nomeados durante toda a legislatura. 

Em outubro deste ano, os brasileiros vão às urnas para escolher seus representantes para os cargos de Presidente da República, Governadores, Senadores, Deputados Federais e Deputados Estaduais/Distrital, para gestão nos próximos quatro anos. As orientações são válidas para os eleitores sobre os candidatos que estão se elegendo pela primeira vez, aos parlamentares que almejam a reeleição e também para aqueles que buscam novos cargos políticos. 

Além disso, a Campanha “Voto Consciente – Votar para Mudar” também pretende nortear os eleitores sobre o funcionamento de todo o processo eleitoral, as novas regras eleitorais, a Lei da Ficha Limpa, o acesso aos portais de transparência dos parlamentares na Câmara, Senado e do estado. 

Tags:

FENECON - Federação Nacional dos Economistas  
Rua Marechal Deodoro, nº 503, sala 505 - Curitiba - PR  |  Cep : 80.020-320
Telefone: (41) 3014 6031 e (41) 3019- 5539 | atendimento: de 13 às 18 horas | trevisan07@gmail.com e sindecon.pr@sindecon-pr.com.br